Categorias

Últimos posts

Dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e para quem não sabe, esta importante data foi conquistada arduamente, pois desde a idade média, a mulher não tinha nenhum direito, tinha quer servir, ser submissão ao sexo masculino, era uma propriedade, e de uma forma geral a mulher era menosprezada pela sociedade.


Entretanto, tudo nesta vida evolui, mesmo que a passos longos 😁(rs) e atualmente a mulher em todo o globo conquistou seu lugar e saiu das sombras, com exceção de algumas países miseráveis cuja cultura ainda prevalece a submissão do gênero feminino,😒 mas isso é papo para um outro momento.

A mulher do século XXI tem seu lugar e valor, não é mais propriedade de homem nenhum, seja seu pai ou marido, hoje ela trabalha, estuda, é mãe conselheira e não só acolhedora e servente, comanda empresas, é dona do seu próprio negócio, ainda limpa e cozinha com muita maestria em sua maioria, mas também transam com quem quiser. Hoje as mulheres são livres para fazer o que bem quiserem.
A mulher é livre para fazer o que bem quiser.

Por que o dia 08 de março é considerado Dia Internacional da Mulher?

E como adoooro saber a história das coisas, eu não podia deixar passar neste post uma breve elucidação do porque começamos a comemorar o dia 08 de março como o"Dia Internacional da Mulher".

Sabe-se que a origem do movimento da luta feminina foi no início da Primeira Guerra Mundial, na Rússia, onde um bando de mulheres insatisfeitas com as condições deploráveis em que estavam vivendo se juntaram para reivindicar melhorias laborais, igualdade salarial, luta contra a fome e guerra e este oba oba serviu de impulso para registrar na história o dia internacional da mulher.

O interessante é que há muito já se tinham uma vontade de se rebelarem, há registros que essa ideia começou no fim do século XIX e início do século XX em toda Europa e na América do Norte.

Houve uma greve das operárias americanas em Nova Iorque cujas reivindicações se deram na área trabalhista, reivindicavam a redução da carga horária de trabalho, que no caso eram de 16 horas diárias por um mísero salário, sem dizer que elas eram muito maltratadas, então exigiam também um tratamento mais digno e humano.

Mas não avancemos com o andor! Não pense que foi só isso e plim, tudo foi resolvido. Na época, o fuzuê da mulherada não agradou nem um pouquinho e nem foi visto com "bons olhos" pela maioria da população e acabou tendo muita violência.

O dia 08 de março também é associado ao dia da mulher devido ao incidente na fábrica da Triangle Shirtwaist em Nova Iorque, e uma grande parte das mulheres ficaram trancadas dentro da fábrica e pasmem! A fábrica foi incendiada 😱😫 e estima-se que 130 mulheres trabalhadoras da tecelagem nos EUA morreram carbonizadas.😩😭


A Dinamarca ficou consternada com tamanha crueldade e decretou no ano de 1.910, o dia 08/03, como o Dia Internacional da Mulher, homenageando as mulheres que perderam suas vidas no incêndio da tecelagem. Mas a data só foi reconhecida mundialmente depois da oficialização da ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1.975.


Cê viu quantas batalhas, perdas e quanto tempo demorou para isso se concretizar?!😕 A chapa começou a esquentar em meados dos anos de 1.857 e de lá até a real oficialização de um dia intitulado "Dia Internacional da Mulher" foram quase 118 anos de muita luta.
Reprodução: jornalistasnortepr.org.br
E não pense você que no início a ONU fez isso para recordar o ato desumano ocorrido com as tecelãs americanas, há dados históricos que expressam que o real objetivo era de poderem fazer conferências e debates pelos diversos países do mundo sobre o papel da mulher e sua importância na sociedade... 😠 é preconceito que não se acaba né!

Felizmente, o dia 08 de março virou um marco super significativo para nós mulheres do século XXI, graças a garra e a coragem iniciadas pelas mulheres do século passado.
Contudo, infelizmente, em pleno ano 2019, ainda existe muito preconceito em relação à mulher, há muita desvalorização do papel da mulher na sociedade, grandes desigualdades entre os gêneros e por mais que houveram sacrifícios para mudarmos o patamar das mulheres no mundo, a violência masculina é notória e crescente, principalmente em alguns países.

Sabemos que a luta continua, afinal estamos nessa vida para isso, mas é evidente que depois desses fatos, todos puderam refletir e reconsiderar as tratativas perante a mulher.

Registro aqui meus Parabéns a TODAS as mulheres lindas, abençoadas e guerreiras!

Um beijo! 😘

0 comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *