Categorias

Últimos posts

Estou usando este creme de Arnica da Rahda Naturals há quase 3 meses e hoje venho compartilhar aqui um pouquinho dessa maravilha que tem me livrado do cansaço nas pernas e costas, entre outros benefícios.
Creme de Arnica, Rahda Naturals.
Diz  rótulo: 
"O Creme de Arnica Rahda Naturals para massagem corporal possui textura fluida, emoliente e não gordurosa que desliza na pele deixando-a macia e aveludada. Contém extrato vegetal de arnica e agentes refrescantes que, com o auxílio da massagem, promovem sensação de relaxamento e frescor. Produto submetido a rigoroso controle de qualidade e não testado em animais. Uso adulto. 
Modo de usar: Aplique o Creme de Arnica no local desejado e faça uma leve massagem até a completa absorção na pele. "
Na correria do dia-a-dia, subo e desço muitas escadas e chega no fim do dia, minhas pernas, principalmente minhas panturrilhas, estão completamente exaustas e doloridas. Depois que tomo meu banho, aplico massageando sobre as pernas, deito na cama e relaxo, e quando levanto pela manhã, minhas pernocas estão ótimas!
Uso também para aliviar dores nas costas, principalmente na parte lombar. No mesmo esquema, no fim do dia, depois do banho, peço para meu esposo aplicar em minhas costas, massageando levemente e depois vou dormir. Você não tem ideia de como alivia a tensão nos músculos lombares, muito bom!
Contusão muscular na lombar.
Veja abaixo fotos de um passo-a-passo bem simples e bem bacana de como fazer uma massagem básica nas costas. Você pode fazer em casa!
Passo a passo de como fazer uma massagem nas costas.
Você sabia que a Arnica é uma planta medicinal? Ela possui folhas verdes brilhantes com hastes carnudas e peludas. 
Planta de Arnica.
Suas flores são amarelas e lembram um pouco a margarida. A planta é também conhecida como arnica-silvestre, espiga-de-ouro, erva-lanceta, arnica-da-montanha, arnica montana, tabaco-das-montanhas, tabaco-montês.
O gênero arnica tem mais de 30 espécies espalhadas pelo mundo, mas as mais utilizadas por seus benefícios anti-inflamatórios são Arnica montana e a Arnica chamissonis. Pertencentes à família Asteraceae. 
Arnica - folhas, flores e raízes.
As partes que se usam para tratamentos são as flores, folhas e raízes, tanto como extrato para preparações homeopáticas quanto na forma bruta para fazer pomadas, óleo ou gel.
📌A ingestão de arnica por via oral não é indicada e pode ter efeitos colaterais graves, apenas as medicações homeopáticas, da espécie Arnicamontana, não são nocivas por usar a arnica muito diluída.
Benefícios da Arnica
A arnica possui muitas propriedades curativas, que são conhecidas há séculos e também utilizadas nas medicinas modernas. As folhas da planta têm propriedades anti-inflamatórias e ação de combate à dor no seu uso tópico. Por isso, a arnica é muito recomendada como analgésico para machucados no geral, contusões musculares e articulares e dores de cabeça. Também é cicatrizante e atua na prevenção de hemorragias. Possui ainda ação antisséptica, tônica e estimulante.

Utilizações da Arnica

A arnica está na formulação de muitos cosméticos e outros tipos de produtos, especialmente para a pele ou cabelo, como shampoos, condicionadores, cremes, pomadas. Isso porque ela contém helenalina, flavonoides, cumarinas, óleos voláteis, ácido carbônico, entre outros componentes que são benéficos para a pele.
Esses componentes ajudam a acalmar e renovar suas células depois de exposição ao estresse. Além disso, previne o desenvolvimento de doenças inflamatórias da pele, já que pode ser antisséptica, antibacteriana e fungicida.
📌O creme de arnica também pode ser usado em queimaduras leves. Para o cabelo, ajuda a prevenir quedas e caspa, e neste caso o indicado é o óleo de arnica
Óleo de Arnica.
A linha Rahda Naturals também tem o GEL DE ARNICA que tem uma consistência bem mais emoliente e fresca do que o creme, e por ser mais refrescante que o creme, sua absorção é mais rápida e não deixa a pele tão melecada como as pomadas, mas em termos de tratamentos, são os mesmos que nas versões em cremes.
Gel de Arnica, Rahda Naturals.
Diz o rótulo: 
"O Gel de Arnica Rahda Naturals para massagem corporal possui rápida absorção, é refrescante e de textura leve. Contém extrato vegetal de Arnica e agentes refrescantes quecom o auxílio da massagempromovem sensação de relaxamento e frescor. Ideal para aplicação local. Produto submetido a rigoroso controle de qualidade e não testado em animais. Uso adulto.
Modo de uso: Aplique o Gel de Arnica no local desejado e faça uma leve massagem até a completa absorção na pele."
Existem muitas gravidinhas, que depois da gravidez, utilizam o gel de arnica para reduzir a aparência das estrias da barriga, aplicando por 4 vezes ao dia. Legal né!😊
Diz os especialistas, que o gel de arnica a uma concentração de 50% possui o mesmo efeito anti-inflamatório que outros géis de fabricação química, para o tratamento dos sintomas de osteoartrite. É vantajoso se usar um produto mais natural à base de arnica nos seguintes casos tópicos:
  • Hematomas;
  • Escoriações;
  • Torções;
  • Furúnculos;
  • Contusões; 
  • Edemas (inchaços) nos músculos e articulações;
  • Inflamação da região orofaringe;
  • Picadas ou ferroadas de insetos;
  • Flebites em queimadura superficial;
📌Mas atenção: O uso tópico de arnica não deve ser aplicado diretamente sobre feridas abertas ou pele raspada.
Além das pomadas de arnica ou gel já pronto, como os da linha Rahda Naturals, pode-se usar arnica em compressas e macerados. A arnica também estimula circulação sanguínea no local onde é feita a aplicação, acarretando uma sensação leve de aquecimento na pele.
Óleo de Arnica.

Contraindicações da Arnica

Não podemos comer arnica porque a planta contém helenalina, que, apesar de propriedades anti-inflamatórias, pode ser venenosa e causar intoxicação quando ingerida. Assim, a pessoa fica doente e pode desenvolver uma gastroenterite grave até com hemorragia no aparelho digestivo e nos rins.
Já o contato direto com a planta também é perigoso, porque causa irritação na pele. Até mesmo ao se aplicar as compressas diretamente na pele, deve-se ser usada com cuidado e moderação, sem prolongar muito o tratamento, para não irritar mais a área machucada. O uso por gestantes, lactentes ou pessoas com sensibilidade à arnica não é indicado. Por isso, opte sempre por um produto pronto, pois os laboratórios possuem seus especialistas que conhecem cada tipo da planta e sabem manusear o material para que o produto chegue em nossas mãos pronto para o uso. 
Se você quiser adquirir produtos de Arnica da linha Rahda Naturals estão disponíveis em nossa lojinha online - AQUI. E aí, você já usou algum produto com arnica? 
Um beijo 😘 e até o próximo Testei!

0 comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *