Categorias

Últimos posts

Oi gente querida!

Começando por aqui com muita energia positiva e grandes expectativas de que coisas boas acontecem e estão em nossos caminhos sempre! 
Instagram @livinhapandoca
E eu adoro saber as histórias das coisas e hoje começo pela história do mês de AGOSTO, porque além de ser o mês que damos início a este novo blog, é um mês que muita gente diz não ser tão bom quanto aos demais do calendário anual, dizem ser um mês dotado de energia negativa (será?!😟) sendo o mês do desgosto e do azar. 

Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes interpretações do motivo deste mês em especial ser conhecido como "mês do desgosto", veja:
  • a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914;
  • as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. 
  • em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha.
  • o suicídio cometido por Getúlio Vargas foi no dia 24 de agosto de 1954;
  • a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961;
  • no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e 
  • a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Puxa vida! 😖 Quantos acontecimentos tristes que ocorreram no mês de agosto né?! Mas  essa crendice do mês do desgosto vai muito além do nosso tempo. No século 1, os antigos romanos já temiam o mês de agosto, por acreditar que, nessa época, um dragão cuspindo fogo aparecia no céu durante a noite. Seria um dos filhos de Daenerys Targaryen?😂 Nada disso. Era apenas a constelação de Leão, que fica mais visível durante o período do ano.
Constelação de Leão. Imagem reprodução: www.astronoo.com
Em Portugal originou-se a expressão "agosto mês do desgosto" utilizada em rimas de cantigas pelos trovadores originalmente como: "casar em agosto traz desgosto", porque foi na época dos descobrimentos que as caravelas partiam para o Novo Mundo nos meses de agosto e quem se casava neste mês ficava sem aproveitar a lua-de-mel, sem dizer que as noivas corriam o sério risco de se tornarem precoces viúvas visto as dificuldades durante o ir e vir das viagens em suas naus, consequentemente também não aproveitavam a fase inicial dos casamentos. Que triste né! 

Você sabia que de acordo com Wikipédia, a palavra Agosto vem do latim augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo. 

Outra curiosidade que muito me intrigava era do por que que o mês de agosto era chamado de "Mês do Cachorro Louco" e pesquisando por aí, o senso comum diz que é durante o mês de agosto que ocorre uma maior concentração de cadelas no cio devido às condições climáticas da terra e quando as cachorrinhas estão no período fértil, os cães ficam "loucos" por elas e brigam para conquistar a fêmea. E com isso, nas disputas acirradas da cachorrada pelas cadelinhas, há maior proliferação da raiva, doença transmitida quando um cachorro infectado morde o outro, eles ficam espumando pela boca, o que contribui para que eles sejam chamados de loucos. Tadinhos... mas que doido tudo isso né! 🐶😄

Mas nem tudo são coisas ruins não viu! É no mês de agosto que comemoramos datas super bacanas como o DIA DOS PAIS, DIA NACIONAL DA SAÚDE, DIA DO ADVOGADO, DIA DA NUTRICIONISTA, DIA DA FOTOGRAFIA, DIA DO PSICÓLOGO, DIA DO CARDIOLOGISTA e mais algumas peculiares datas que comemoramos no mês de agosto:
  • 03 de agosto – Fim da censura no Brasil. 
  • 05 de Agosto – Nascimento de Deodoro da Fonseca. 
  • 11 de Agosto - Dia do Estudante. 
  • 14 de Agosto - Dia do Combate à Poluição.
  • 22 de Agosto - Dia do Folclore.
  • 29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo.
No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.



"Que não nos faltem bons sentimentos. Que nos falte egoísmo. 
Que nos sobre paciência. 
Que sejamos capazes de enxergar algo de bom em cada momento ruim que nos acontecer. 
Que não nos falte esperança.
Que novos amigos cheguem. 
Que antigos sejam reencontrados. 
Que cada caminho escolhido nos reserve boas surpresas. 
Que a cada sorriso que uma criança der nos faça ter um bom dia e enxergar uma nova esperança. 
Que cada um de nós saiba ouvir cada conselho dado por uma pessoa mais velha. 
Que não nos falte vontade de sorrir. 
Que sejamos leves. 
Que sejamos livres de preconceitos. 
Que nenhum de nós se esqueça da força que possui. 
Que não nos falte fé e amor."

0 comentários
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *